A Cidade

A cidade está localizada na serra catarinense, compreende uma área territorial de 353 KM ², sua altitude média é de 1.425 metros, a mais alta do Estado, considerada uma das cidades mais frias do país com temperatura média anual de 14ºC. A população é de 2.482 habitantes e mantém uma diversidade de costumes e tradições.
Praça Manoel Pinto de Arruda em Urupema
Urupema apresenta como principais atrativos os rios claros, campos verdes e pinheiros. No inverno, com a ocorrência de neve e fortes geadas, as pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo, trazendo a cidade um clima de paz e tranqüilidade pelo branco que a cobre.

Possuidora de importantes nascentes e águas límpidas, Urupema é uma das poucas cidades do mundo a criar no riacho (Rio Caronas), bem no centro da cidade, a sensível Truta Arco-íris. O tradicionalismo é mantido pela lida campeira, os torneios de laço, festivais e bailes gauchescos.

O Clima

O clima de Urupema, segundo a classificação de KOPPEN, pode ser considerado, como chuvoso, com inverno e verão brandos. A temperatura média anual é de 14ºC, podendo chegar, no inverno, até 14ºC negativos na relva.

A Economia

As principais fontes da economia advêm da atividade agropecuária (maçã, batata, moranga), pecuária de corte e leite, produção de produtos orgânicos e truticultura.

Arquivos