Eco Urupema

Com natureza ainda preservada, Urupema possui boa parte do seu território coberto com Mata Atlântica, bioma que vem reduzindo sua área ao longo dos tempos. Dentre as espécies de sua flora encontramos Bracatinga, Canela, e um percentual bastante significativo com Araucária, espécie em extinção, mas encontrada em abundancia no território do município de Urupema. Essa espécie é que fornece o PINHÃO, semente utilizada na culinária local.

 

Quanto a Fauna, encontramos uma diversidade de espécies de pássaros como Gralha Azul, Seriema, Papagaio-Charão, Curucaca (Pássaro símbolo do município de Urupema) e etc.

 

Encontramos ainda outras espécies silvestres como Tatu, Tamanduá, Veado e outros, típicos da Mata Atlântica.

 

Aproximadamente 28% da área territorial de Urupema é formada por Áreas de Preservação Permanente (APP), segundo o Projeto Gestão Turística e Ambiental do município de Urupema, realizado em 2009.

 

O município é rico em nascentes e águas límpidas e cristalinas que formam os rios Caronas, Caixão, Lontras, Quebra-Dente e Lava – Tudo. Devido à limpidez e temperaturas baixas das águas desses rios, podemos encontrar a Truta Arco-Íris. O município tem grande potencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao Eco-Turismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural.

Birdwatching – observação de aves

 

A observação de aves ou birdwatching é uma atividade muito comum na Europa e Estados Unidos e que vem crescendo no brasil. Consiste em ser um “expectador” das belezas da natureza além de um hobby que envolve o contato direto com a natureza, o exercício da capacidade de atenção e paciência, bem como a emoção de encontrar exuberantes espécies.

 

O observador de aves é um ator da preservação ambiental, compreendo as relações entre o ambiente e os animais e repassando seus conhecimentos às gerações.

Curicaca Urupema

Em Urupema, uma diversidade de espécies de aves nativas pode ser encontrada, algumas se destacam pelo tamanho, como a curicaca e a seriema, outras pela cor, a exemplo do sanhaçu-papa-laranja, saíra-preciosa, sanhaçu de fogo e o chopim do banhado. O papagaio-charão, que é uma espécie ameaçada de extinção, sempre aparece na época do pinhão e chega em bandos com milhares de exemplares. O pica-pau-do-campo pode ser facilmente encontrado na região alimentando-se de insetos, formigas e cupins. A noivinha e o veste amarela, espécies endêmicas (exclusivas da região) dos campos de cima da serra realizam uma bela parceria, pois quando a noivinha fica em cima de um toco de madeira, vigiando o local, a veste-amarela fica no chão, levantando os insetos que serão comidos.

 

Assim, quando o perigo se aproxima, a noivinha emite um sinal de alerta e ambas fogem juntas.

Fonte: Revista de Inverno – Diário Catarinense